Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

orouxinoldaresistencia

POESIA E MÚSICA DA RESISTÊNCIA

orouxinoldaresistencia

21
Jan18

21 de Janeiro de 1924: Morre Vladimir Ilych Ulianov, Lenine.

António Garrochinho


Em 21 de Janeiro de 1924, morre o líder da revolução bolchevique, Vladimir Ilitch Ulianov - Lenine. O revolucionário já estava semi-paralisado devido a sucessivos acidentes vasculares e aos poucos foi obrigado a renunciar ao exercício do poder. Mas teve tempo de instalar a ditadura do proletariado após o triunfo da Revolução de Outubro. A sua morte, devido a uma hemorragia generalizada, provocou intensa comoção popular. O funeral de Lenine teve a assistência de quase 1 milhão de pessoas sob o rigoroso inverno russo. 


Teórico político e homem de acção, Lenine foi o primeiro dos herdeiros de Marx a conduzir uma revolução até à vitória, lançando as bases do sistema soviético. Combinando uma reflexão teórica original e uma visão de organização centralizada e disciplinada, foi considerado pelos seus contemporâneos como o verdadeiro pai da revolução bolchevique. Os opositores consideram-no também como a origem do sistema de repressão e supressão das liberdades individuais. 


Influenciado desde muito cedo pela leitura da obra seminal de Karl Marx, O Capital, Lenine radicalizou a sua posição aquando da execução do seu irmão mais velho, Aleksandr, por conspirar contra o czar Alexandre III em 1887. Profundo e ardoroso intelectual, Lenine associa os princípios do marxismo directamente à sua própria teoria de organização política e a análise da realidade russa, imaginando um grupo de elite de revolucionários profissionais - ou “vanguarda do proletariado” -, que inicialmente conduziriam as massas russas à vitória sobre o regime czarista para finalmente provocar uma revolução mundial. Expôs essa teoria na sua famosa obra O que fazer? em 1902. A insistência de Lenine na necessidade desta vanguarda acabou por dividir o Partido Social-Democrata russo em dois. Uma ligeira maioria passou a ser conhecida como bolchevique que pregava a revolução e os seus oponentes, como mencheviques, que defendiam as reformas graduais. 




Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, Lenine, que então vivia na Suíça, instou os seus partidários na Rússia de reverter o  conflito anti imperialista numa guerra civil que livraria as classes trabalhadoras do jugo da burguesia e da monarquia. Com o sucesso da Revolução de Fevereiro de 1917 com a abdicação do czar Nicolau II, Lenine retorna clandestinamente à Rússia e trata de organizar a tomada do poder pelos bolcheviques, o que ocorreria em Outubro do mesmo ano.

Ao chegar ao poder, Lenine estabelece um armistício imediato com as Potências Centrais (Alemanha, Áustria e Turquia) e age rapidamente para consolidar o poder do novo Estado soviético, sob o controlo do que passou a ser Partido Comunista bolchevique. Para tanto, os “vermelhos” (revolucionários) tiveram de derrotar os “brancos” (reacionários) em feroz luta e repelir a invasão de 13 potências estrangeiras. 




Em 6 anos de poder, Lenine enfrentou extremas dificuldades para implementar a sua visão de Estado dentro das fronteiras, assim como materializar a revolução internacional. 




Lenine sofreu um primeiro derrame em Maio de 1922. O segundo, mais violento, ocorreu em Maio do ano seguinte, deixando-o quase sem fala e praticamente encerrou a sua carreira política. 

Quando Lenine morre, em Janeiro de 1924, na sua casa de campo em Gorki, o Politburo, no meio comoção geral, prepara exéquias excepcionais. Estaline envia um telegrama a Trotsky, que estava ausente de Moscovo, comunicando a morte de Lenine, mas o velho camarada não vai ao funeral. Havia três versões para a ausência de Trotsky: estaria em descanso no sul da Rússia; em tratamento de saúde ou em serviço. Trotsky telefona para Estaline e pergunta quando seriam os funerais. Estaline responde “No sábado.Não conseguirás chegar a tempo, e de qualquer modo nós  aconselhamos-te a permanecer aí com o teu tratamento de saúde”. As cerimónias ocorreram no domingo. Estaline foi o único orador ao lado do caixão mortuário. O povo e os camaradas do partido interpretaram a cena: Estaline transformara-se no herdeiro de Lenine. 



Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)

O funeral de Lenine - Isaak Brodski


Pintura de Lenine em frente do Instituto Smolny feita por Isaak Brodski
Lenine e Estaline


Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

António Garrochinho

Links

  •