20
Abr18
BASHAR AL ASSAD DEVOLVE CONDECORAÇÃO À FRANÇA
António Garrochinho
O presidente sírio disse que não se sente mais honrado em manter a medalha de um país subordinado aos EUA. e isso ataca a nação árabe.
O presidente da Síria, Bashar al Assad ,devolveu quinta-feira à França a Grã-Cruz da Legião de Honra , o mais alto reconhecimento oferecido pelo governo dum país europeu, depois de participar da coligação que atacou a nação árabe.
O Escritório de Comunicações da Presidência síria informou que o presidente "não se sente mais honrado em manter a medalha concedida por um país que é subordinado aos Estados Unidos (EUA) e que ataca a Síria".
A medalha foi devolvida através do Ministério das Relações Exteriores da Síria e da embaixada da Romênia em Damasco, que foram enviadas ao governo francês.

"A era do colonialismo e a escravização do povo terminaram e os sírios que apoiaram o exército nacional na luta contra o terrorismo por sete anos não serão aterrorizados por políticas imprudentes e infantis", citou o comunicado sírio.
No entanto, em 17 de abril, o Palácio de Eliseu anunciou que iniciaria um processo para remover a decoração do presidente sírio, que a recebeu em 2001.
O texto reiterou em todos os momentos que o retorno da medalha surge da participação da França no ataque aéreo perpetrado em 13 de abril com a colaboração do Reino Unido e dos Estados Unidos , para o suposto uso de armas químicas em a cidade de Dumas, da qual eles acusam o exército sírio.
www.telesurtv.net