Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

orouxinoldaresistencia

POESIA E MÚSICA DA RESISTÊNCIA

orouxinoldaresistencia

20
Mar18

CDU DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO CONTRA ENCERRAMENTO DE ESCOLA BÁSICA ANTÓNIO ALEIXO

António Garrochinho

A CDU/Vila Real de Santo António manifestou-se contra contra o alegado encerramento da Escola Básica António Aleixo, em Vila Real de Santo António, pugnando por “melhoramentos, mais funcionários e professores”.
Também conhecida como Escola Primária do «Lazareto» ou do «Farol», foi, desde a sua inauguração, “o lugar onde várias gerações de crianças residentes na zona sul da cidade vila-realense estudaram e desenvolveram outras atividades”, destacou a CDU.
Depois de, em setembro do ano passado, a câmara ter informado que o estabelecimento seria mantido, mais recentemente “foi dada a informação de que a direção do agrupamento estava a prever o encerramento da EB António Aleixo em virtude de um conjunto alargado de dificuldades materiais e humanas”, sustentou a coligação entre PCP e «Os Verdes», em comunicado.
A força partidária recordou que a EB António Aleixo resistiu ao fecho de escolas primárias em todo o país, continuando a dar “uma resposta de proximidade e qualidade a largas dezenas de famílias duma zona da cidade que tem vindo a crescer e que continua a receber mais moradores”.
“O eventual encerramento da EB António Aleixo, a concretizar-se, seria um sinal de desinvestimento do governo PS na escola pública, que mantém restrições à contratação de professores, mas também consequência da falta de interesse e intervenção da maioria PSD na câmara municipal para a resolução dos problemas que são agora apontados como motivo para o encerramento, como a falta de refeitório, de condições para a atividade física ou dificuldade de transporte de crianças para outras atividades fora da escola”, critica a CDU/VRSA.
Pedindo às famílias afetadas pela intenção de encerramento da EB António Aleixo que “não se devem resignar”, a coligação entende que a solução passa por “exigir investimento em pessoal e instalações e não em fechar portas”.
“Só a luta dos pais, alunos, professores e funcionários poderá impedir o encerramento da escola. É necessário defender os serviços públicos de proximidade e contrariar o caminho de encerramento de escolas, centros de saúde, postos de correios e balcões da administração pública. É esse o compromisso da CDU”, conclui a força partidária.

regiao-sul.pt

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

António Garrochinho

Links

  •