Se você achava que viver até os 100 anos era um sonho impossível, é bom reconsiderar essa ideia. Talvez, a resposta para a longevidade possa estar nesta remota vila italiana, conhecida como Acciaroli.
Localizada na Costa Amalfitana, Acciaroli fica ao sul de Nápoles, na região de Cilento. Apesar de ter lindas paisagens, o que surpreende mesmo é a faixa etária de sua população: 10% dos moradores locais passam dos cem anos. Os números de Cilento são similares: com uma população de 60 mil pessoas, a região tem cerca de 2 mil centenários.

Foto © Angelo Babbaro
Por enquanto, os médicos ainda não sabem explicar o que leva as pessoas a viverem mais por lá, mas já detectaram que doenças comuns em outras partes do mundo, como problemas cardíacos, obesidade e Alzheimer, são bastante infrequentes na população local.

Foto © Giuseppe Maria Galasso
Uma parte da explicação pode estar na dieta adotada pelos habitantes. Afinal, foi com base na alimentação dos moradores da região de Cilento que o cientista americano Ancel Keys reconheceu os benefícios para a saúde do que ficaria conhecido como dieta mediterrânea, que inclui muitas frutas, vegetais, peixes e azeite de oliva.
Outro ponto destacado pelos pesquisadores é o fato de que muitos dos idosos da região se exercitam regularmente, fazendo trabalho e jardinagem ou mesmo caminhando pelas ruas inclinadas.

Foto © Giuseppe Maria Galasso