14
Jan17
FOTOS PREMIADAS DE PAISAGENS
António Garrochinho
É fácil ficar pensando de forma preocupada sobre como o mundo anda louco. Mas às vezes é importante parar e lembrar que também é muito bonito. Há cavernas de gelo que brilham em azul safira, redemoinhos brilhantes no céu enquanto as partículas carregadas pelo vento solar colidem com a atmosfera da Terra e cenas serenas de neve cobrindo e abafando todo o resto do mundo. O planeta é bruto, poderoso, bonito, colorido, vulnerável e forte. |
O concurso Fotógrafo de Paisagens do Ano, que acaba de lançar as imagens vencedoras de seu certame de 2016, destaca algumas das imagens mais incríveis que mostram essa beleza que nos referimos acima.
Hougaard Malan da África do Sul foi o vencedor de foto única, com esta fotografia das quedas de Ruacanam, no norte da Namíbia.
O segundo lugar para foto única ficou com Simone Cmoon por esta imagem de Lofoten, na Noruega.
Eberhard Ehmke ficou em terceiro lugar com este clique aéreo de Hessen, na Alemanha.
Alex Noriega ganhou o primeiro prêmio pelo conjunto da obra. Aqui vemos o vento e a luz dourada nas dunas de areia do Vale da Morte, na Califórnia.
A segunda foto Noriega mostra as árvores emergem de um prado coberto de neve no Monte Rainier, Washington, EUA.
Outra imagem de Noriega mostra a Queets Rainforest em Washington.
Aqui, Noriega captura uma visão fascinante do Planalto Colorado na quarta imagem de sua coleção.
Kath Salier ficou em segundo lugar pelo conjunto da obra. Aqui vemos uma visão das temperaturas inclementes da Islândia.
A segunda foto de Salier, mostra uma caverna de gelo perto de Jokulsarlon, Islândia.
A terceira foto do segundo lugar da coleção mostra movimento constante de água no Monte do Parque Nacional do Campo, na Tasmânia, Austrália.
Esta foto da praia de Flakstadoya, na Noruega, parece um fóssil vivo. É a quarta imagem da segunda coleção de Salier.
Peter Poppe ficou em terceiro lugar no concurso por seu conjunto. Aqui ele nos mostra Sandwich Harbor, perto de Swakopmund, Namíbia.
Outro fotografia da Namíbia de Poppe parece um sonho de um deserto.
Há algo assombroso na fotos do Deserto de Deadvlei, Sossusvlei, Namíbia.
E o contraste de texturas nesta outra fotografia de Deadvlei, é fascinante.
Guy Havell ganhou a competição na categoria Preto & Branco com esta foto sugestiva da igreja de Ingjaldsholl, na península de Snaefellsnes, Islândia.
A fotografia de Leonardo Papära das Luzes do Norte de Godafoss, Nordurland, Islândia, ganhou o prêmio "Céu Dominante".
Kalan Robb levou a categoria "América do Sul" com esta perspectiva incrível de La Paz vista do mirante El Alto, Bolívia.
Ignacio Palacios venceu o prêmio "Square Aria" com esta fotografia que parece uma pintura de Marismas del Guadalquivir, Espanha.
www.mdig.com.br