16
Out16
LEITE: UM ALIMENTO CHEIO DE HISTÓRIA
António Garrochinho

O leite de origem animal é um alimento que passou por diversos momentos da história, sendo consumido pelos humanos logo após o surgimento da agricultura e com a domesticação do gado.
Esse processo se deu em especial no Oriente Médio, durante a revolução Neolítica. Historicamente a vaca foi o primeiro animal domesticado, depois a cabra e por último a ovelha, entre 9 mil e 8 mil a.C.
Além disso, a história mostra que os primeiros a ordenharem o animal para o consumo da bebida fizeram isso em 6 mil a.C. e habitavam as regiões atuais da Inglaterra e Europa Ocidental.
Na Líbia, pinturas rupestres mostravam a ordenha e em desenhos que datam de 5 mil a.C.. São apresentados até processos na fabricação de queijo. Por volta de 3.500 a.C., os egípcios utilizavam o leite com finalidades religiosas.
A vaca era adorada e dedicada aos deuses cultuados nos templos. A fama do leite era tanta que diversos filósofos e pensadores famosos, como Aristóteles e Heródoto, mencionaram o alimento em alguns de seus registos.
Durante a Antiguidade e a Idade Média, o leite era muito difícil de se conservar e portanto era consumido fresco ou em forma de queijo.
Com o tempo, foram sendo desenvolvidos outros laticínios, como a manteiga. Inclusive os romanos tiveram um papel importante na história do leite, introduzindo o leite de vaca e aperfeiçoando a técnica para trabalhar seus derivados, tendo-as espalhado por todo o seu império no norte da Itália, Gália, Alemanha e Inglaterra.
Por volta de 1830, com a Revolução Industrial na Europa, foi possível executar o transporte do leite fresco das zonas rurais até as zonas urbanas, devido a melhorias que essa época trouxe ao sistema de transporte.
As melhorias tecnológicas desse período contribuíram para o processamento do leite, uma delas utilizada até hoje, a pasteurização.
O processo, criado em 1864 por Louis Pasteur e sugerida sua utilização no leite em 1886 pelo químico microbiologista alemão Franz von Soxhlet, conseguiu dar ao leite um aspecto mais saudável, conservação por mais tempo o alimento
Na década de 1920, o leite pasteurizado começou a ser produzido em grandes quantidades e a partir desse processo teve início a produção em garrafas de vidro.
Desse momento em diante a produção de leite no mundo se modernizou, com o advento de processos tecnológicos que garantem um alimento rico nutricionalmente e muito saudável.
leitegaucho.com.br