Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

orouxinoldaresistencia

POESIA E MÚSICA DA RESISTÊNCIA

orouxinoldaresistencia

08
Abr17

Morreu o ‘anônimo’ que inventou a sonoridade das décadas de 1980 e 1990 com suas drum machines

António Garrochinho


Enquanto, no mundo da música, alguns tratados como revolucionários sem contribuições realmente maiores do que uns poucos hits radiofônicos, outros real e incontestavelmente transformaram o cenário musical para sempre, mesmo que muitos não saibam citar seu nome.
No final da semana passada, um desses revolucionários faleceu, aos 87 anos: Ikutaro Kakehashi, fundador da marca de eletrônicos Roland, e o inventor por trás dos primeiros sintetizadores, das máquinas de ritmo, do MIDI, das baterias eletrônicas, e mais. É fácil afirmar sem exageros que sem Ikutaro Kakehashi a música eletrônica, o hip hop e a dance music estariam engatinhando, ou simplesmente não existiriam como as conhecemos.
Kakehashi6
Dentre as diversas drum machines e sintetizadores criados por Kakehashi – que cuidou da Roland por quatro décadas – um deles se destaca como a espinha dorsal da música das décadas de 1980 e 1990: o TR-808. Tratava-se de uma máquina de ritmos barata, realmente simples de se usar e, ao mesmo tempo, incrivelmente versátil. Para muitos, a TR-808 está para o hip hop e a dance music como a guitarra Fender está para o rock.
Kakehashi1
A TR-808
A lista de artistas que utilizaram as tecnologias desenvolvidas por Kakehashi é grande demais para ser reproduzida aqui, mas vale mencionar que nomes como Marvin Gaye, Beastie Boys, Kanye West, Phil Collins, Kraftwerk, Kanye West, Daft Punk, Public Enemy, Depeche Mode, Whitney Houston e Afrika Bambaataa não teriam uma coleção tão grande de sucessos sem as invenções de Kakehashi para os eletrônicos na música – sem esquecer que Vogue, da Madonna, é totalmente criada a partir de uma TR-808.
Kakehashi2
Basicamente, foram as mãos de Takahashi que democratizaram a sonoridade de uma época através de suas tecnologias acessíveis.
 Kakehashi4
Ikutaro Kakehashi criou a Roland em 1972, e lá ficou até 2013, quando fundou a ATV, outra corporação de eletrônicos. Ele também criou e ajudou a promover o padrão MIDI para gravar e compartilhar instrumentos e musicas digitalmente. Kakehashi faleceu aos 87 anos na cidade de Hamamatshu, no oeste do Japão sem qualquer estudo musical, mas como um dos maiores nomes da musica mundial.
Kakehashi7
Kakehashi5
© fotos: divulgação


vivimetaliun.wordpress.com

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

António Garrochinho

Links

  •