16
Out16
QUANDO A VERGONHA NÃO EXISTE E IMPERA A BATOTA VALE TUDO PARA PREJUDICAR OS QUE DEMONSTRAM HONESTIDADE NA VIDA POLÍTICA - CDU faz queixa à CNE por manipulação do símbolo nos boletins de voto
António Garrochinho
A CDU diz que o símbolo impresso corresponde "a uma reconstrução com inserção de elementos inexistentes"
A Coligação Democrática Unitária (CDU) fez hoje queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por alegada manipulação do símbolo desta força política nos boletins de voto.
Na queixa, a que a agência Lusa teve acesso, assinada pelo mandatário regional da coligação, Jaime Araújo Pacheco, a CDU (PCP e PEV) considera que o seu símbolo se apresenta "manipulado na reprodução inscrita nos boletins de voto".
Pormenor do boletim
Para a CDU, esta situação prejudica "gravemente a sua identificação e perceção pelos eleitores, situação suscetível de causar graves implicações nos resultados eleitorais".
O coordenador regional da CDU nos Açores, Aníbal Pires, explicou à Lusa que o símbolo foi diminuído "mais de um terço do seu tamanho", o que para "alguns eleitores gera confusão, dado que há outro partido [PCTP/MRPP] que apresenta no seu símbolo também a foice e o martelo".
"Na verdade, o símbolo inscrito no boletim de voto não corresponde ao símbolo oficial registado no Tribunal Constitucional e apresenta muito piores condições de legibilidade e identificação da candidatura concorrente", adianta o texto da queixa.
Segundo a CDU, esta situação só pode ter acontecido "atendendo ao facto de terem sido entregues em todos os tribunais as reproduções constantes da inscrição no Tribunal Constitucional e do símbolo impresso corresponder a uma reconstrução com inserção de elementos inexistentes".
Nesse sentido, para a CDU ocorreu "uma manipulação pelos serviços regionais encarregues da impressão dos boletins".
www.dn.pt