A sociedade Luxo Pitoresco foi a autora da única proposta submetida a concurso para a concretização de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT) fora da cidade de Faro, com um hotel e dois aldeamentos turísticos previstos para a Goldra de Cima, em Santa Bárbara de Nexe.
A Câmara Municipal de Faro revelou hoje, quinta-feira, 19, que a proposta de elaboração de um Programa de Ação Territorial (PAT), para a subsequente criação do NDT, e o relatório de qualificação referente a admissão estão em fase de consulta pública, até 17 de maio.
Recorde-se, o município de Faro lançou há meses o processo de criação de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT) com 1030 camas para instalar fora da cidade e dos perímetros urbanos, em projetos de baixa densidade, com envolvente de espaços verdes e oferta complementar associada.
O projeto apresentado pela Luxo Pitoresco, na zona de Goldra de Cima, nos limites do concelho junto a Loulé, contempla a criação de um hotel de 5 estrelas com 100 camas e de dois aldeamentos turísticos com 542 camas, num total de 642 camas.

Equipamentos de observação e contemplação ambiental e equipamentos de animação desportiva estão também previstos, numa área total de 42,2 hectares, de acordo com a candidatura da empresa.
O grupo promotor pretende “fomentar a componente turística numa parcela do território do concelho de Faro onde ela é praticamente inexistente, contrariando a concentração no litoral e a sazonalidade da atividade turística”.
A empresa salienta que quer consolidar “um sistema ambiental durável e equilibrado” com a aposta na sustentabilidade ambiental do projeto, “minimizando os impactes na paisagem e vegetação existente”.
A proposta admitida e o relatório de qualificação referente a admissão são objeto de consulta pública, pelo prazo de 20 dias úteis, até 17 de maio, para formulação de sugestões e para a apresentação de informações sobre os documentos.
A audiência de interessados referente a este procedimento ocorrerá a partir do dia 18 de maio. O pedido de audiência ou a formulação de observações escritas deverão ser dirigidos ao presidente da Câmara Municipal de Faro, com a identificação e morada de contacto dos autores, no prazo de cinco dias a contar do termo do período da consulta.
Os elementos da proposta admitida poderão ser consultados nas instalações do departamento de Infraestruturas e Urbanismo da Câmara Municipal de Faro ou no sítio http://www.cm-faro.pt/pt/menu/1065/participacao-e-discussao-publica.aspx.
regiao-sul.pt