Um sismo de magnitude 2.6 (Richter), cujo epicentro se localizou em terra, a cerca de 10 quilómetros a Sul de Monchique e 9 quilómetros a Norte de Portimão, foi registado esta tarde, pelas 16h50, nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Ao que o Sul Informação apurou, o sismo foi sentido nas zonas de Lagoa, Silves e Portimão.
Entretanto, o IPMA, revelou, em comunicado emitido hoje pouco depois das 18h00, que o sismo «foi sentido com
intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Lagoa (Algarve)», mas «não causou danos pessoais ou materiais».
intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Lagoa (Algarve)», mas «não causou danos pessoais ou materiais».
O epicentro do sismo situou-se a 30 quilómetros de profundidade e deu-se numa zona entre Portimão e Monchique com as coordenadas 37.30 N ; 8.50 W, segundo um site internacional sobre sismologia.
Durante o dia de hoje, já houve outros sismos no Algarve ou nas zonas marítimas próximas da região: assim, às 00h18 registou-se um sismo de magnitude 1.8 (Richter) no Mar de Marrocos, entre o Algarve e esse país; às 01h36, registou-se outro sismo, de magnitude 1.5, no mar, a Sudoeste do cabo de S. Vicente, e às 3h47 foi a vez de um abalo de magnitude 2, também em terra, a Oeste de S. Brás de Alportel. Por serem muito fracos, nenhum desses sismos foi sentido.
Se também sentiu o sismo e quiser colaborar na recolha de dados por parte do IPMA, clique aqui.
www.sulinformacao.pt