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POESIA E MÚSICA DA RESISTÊNCIA

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16
Ago16

TORRE EIFFEL - UM SÍMBOLO DE PARIS

António Garrochinho

Nascida das comemorações do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889. Na época, era vista como uma desconcertante estrutura de aço, que fazia os parisienses temerem que poluísse o panorama clássico e histórico da cidade.



Feita para ser uma estrutura temporária, sob o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi, aos poucos, tornando-se parte da paisagem de Paris. Por cerca de duas décadas esteve ameaçada de ser desmontada, mas o seu uso como torre de rádio e de estudos meteorológicos fez com que se tornasse imprescindível, e que se tomasse a decisão de não demoli-la.
Vencendo os preconceitos iniciais, a torre passou a ser chamada de Eiffel, uma homenagem ao seu criador. Passou a anunciar uma nova era na engenharia e na arquitetura. Cortou com a arquitetura clássica e tradicional de Paris, mostrando-se elegante e industrial, ao mesmo tempo, simbolizando a era que ficou conhecida como Belle Époque, que cobria de beleza e inovação à arte arquitetônica que resplandecia na virada do século XIX, entrando definitivamente no século XX.
Com os seus 324 metros de altura, a Torre Eiffel ergue-se majestosa no Champ-de Mars (Campo de Marte), no centro de Paris. Por mais de quatro décadas reinou como a construção mais alta do planeta, só perdendo o título em 1929, quando foi construído o prédio da Chrysler, em Nova York. Se a sua estrutura metálica constrangeu os parisienses no início, hoje se tornou um símbolo não só da cidade, mas de toda a França. Possuí três plataformas, onde se pode ter uma vista panorâmica de 360 graus sobre Paris, atraindo milhares de visitantes de todos os países.
A Torre Eiffel é um ícone da arquitetura universal, sendo conhecida em todo o planeta. Ir à França e não subir na torre é não ter visto Paris. Tornou-se o monumento mais visitado do mundo, com mais de seis milhões de pessoas a desfrutarem da sua vista panorâmica ao ano. 120 anos após a sua inauguração, a Torre Eiffel, chamada por alguns franceses de a “Dama de Ferro”, ergue-se majestosa às margens do rio Sena, é um símbolo de orgulho da França, da sua representatividade no mundo, sendo o principal cartão postal de Paris.

Sobre Protestos e Críticas, Ergue-se a Torre

No fim do século XIX, o governo da França planejou uma exposição mundial, sendo a sede do que foi chamada de Exposição Universal de 1889. A data servia para conclamar os cem anos da Revolução Francesa. Para sediar a exposição, o Comitê do Centenário realizou, em 1884, uma competição de projetos arquitetônicos para a construção de um monumento no Campo de Marte (Champ-de Mars), no centro de Paris. Mais de cem projetos foram submetidos ao concurso, sendo escolhido o do engenheiro Gustave Eiffel.
Assim, as obras de base da torre foram iniciadas em 26 de janeiro de 1887, sob fortes protestos da população e de intelectuais, durando cinco meses. Vários artigos e panfletos foram distribuídos pela França em 1886, manifestando-se contra a construção da torre. No dia 14 de fevereiro de 1887, já com as obras em andamento, o jornal “Le Temps” publicava o “Protesto Contra a Torre do Senhor Eiffel”, assinado por nomes influentes da literatura e das artes da França, como Guy de Maupassant, Ernest Meissonier, Alexandre Dumas Junior, Charles Gounod, François Coppée, Victorien Sardou, William Bouguereau, Leconte de Lisle, Sully Prudhomme, Charles Garnier e outros. No artigo, o monumento era acusado de ser uma grande chaminé de aço, e como um ciclope, trazia uma mancha bárbara e humilhante aos monumentos e à beleza de Paris. Gustave Eiffel defendeu-se publicamente, e ante as acusações de mau gosto, após o término das bases, iniciou a montagem dos pilares da torre em 1 de julho de1887.
Mesmo sobre fortes protestos, a torre foi erguida em dois anos, dois meses e cinco dias, e inaugurada no dia 31 de março de 1889, pairando seu estilo inspirador sobre Paris, na condição de não sobreviver ao decorrer dos anos, sendo apenas uma estrutura temporária, a ser desmontada após a Exposição Universal de 1889 e, posteriormente, à exposição de 1900.
Quando da sua inauguração, a torre, com a sua estrutura metálica, causou um grande impacto nas pessoas, que não entendiam a obra, não sabendo se a admiravam o se a odiavam. Ao mesmo tempo em que desconcertava os habitantes de Paris, ela era aclamada o monumento mais alto do mundo construído pelo homem, superando duas vezes a pirâmide de Quéops, no Egito, com os seus 137,16 metros de altura e com quase cinco mil anos de existência.

Gustave Eiffel

Gustave Eiffel nasceu em 15 de dezembro de 1832, em Dijon, na Borgonha. Foi um notável construtor de pontes metálicas para ferrovias, fazendo projetos para várias cidades do mundo. Em 1855, ano que Paris sediou a primeira Feira Mundial, graduou-se na Ecole Centrale des Arts et Manufactures, em engenharia química, tendo desde cedo, dedicado-se à metalurgia e às estruturas metálicas.
Gustave Eiffel passou vários anos da vida no Sudoeste da França, sendo supervisor de trabalho da grande ponte ferroviária de Bordéus. Construiu uma carreira notável, sendo o responsável pela construção do viaduto Maria Pia, no rio Douro, na cidade do Porto, Portugal, em 1876; pelo viaduto de Garabit, em 1884; pela estação ferroviária de Budapeste, na Hungria; pela cúpula do observatório de Nice, na França; pela estrutura interna da Estátua da Liberdade, em Nova York; e, principalmente, pela construção e inauguração da Torre Eiffel, em 1889, sua maior obra, que teve o seu desenho escolhido entre 700 propostas.
Com o fracasso do Canal do Panamá, Eiffel encerrou a sua carreira grandiosa, dedicando-se ao funcionamento da torre que levaria o seu nome, sendo o responsável pelos estudos que culminariam com a instalação da antena de rádio no topo da torre. Gustave Eiffel morreu em 27 de dezembro de 1923.

A Torre Eiffel Permanece Para Sempre

A idéia de que a torre fosse uma estrutura temporária, persistiu até a entrada do século XX, quando ainda se esperava que fosse desmontada. A necessidade de comunicações sem fio salvou a torre de virar sucata, e ela passou a ser chamada de Torre Eiffel, graças ao seu criador.
Em 1898 Eugène Ducretet transmitiu com sucesso, os primeiros sinais de rádio entre o Panteão e a Torre. Em 1901 surgiu a idéia de transformar a torre em uma antena de rádio de longa distância. Em 1903, foi feita uma ligação de rádio da torre com as bases militares em torno de Paris, alargando-se um ano depois, para o leste da França. A estação de rádio permanente foi instalada na torre em 1906, o que iria assegurar, definitivamente, a sua sobrevivência, quando em 1909, o contrato de vinte anos do terreno da exposição mundial de 1889 expirou, e a torre quase foi demolida. Só não aconteceu por causa do seu valor como antena de transmissão de rádio. A antena de rádio nos últimos vinte metros da torre foi adicionada posteriormente, aumentando-lhe a altura.
As primeiras tentativas de utilizar a torre para a transmissão de televisão remontam a 1921, sendo que, as primeiras transmissões regulares começaram em 1935. Nos dias atuais, o topo da torre foi totalmente transformado, abrigando dezenas de antenas de todos os tipos de comunicação, incluindo a televisão. De 1910 a 1957, a estrutura da torre foi utilizada com exclusividade para a rádio e a televisão francesa.
Em novembro de 2000, uma nova antena de rádio e televisão instalada na cúpula, fez com que a “Dama de Ferro” aumentasse mais cinco metros de altura, passando de 319 para 324 metros. A altura primitiva era de 312 metros.
Para proteger tão imponente monumento da oxidação do tempo, visto que é feito de ferro, é obrigatório que seja pintada com várias camadas de tinta. Sessenta toneladas de tinta são necessárias para cobrir a superfície da torre, sendo realizada uma pintura de sete em sete anos. Durante a sua existência, a Torre Eiffel mudou de cor várias vezes, passando do vermelho para o amarelo ocre, castanho, e, finalmente, para o bronze atual. A pintura faz com que a torre tenha uma duração eterna, protegendo-a da oxidação. Esta prevenção foi legada pelo próprio Gustave Eiffel, que dizia sobre a importância da pintura: “É o elemento essencial para a sua conservação.”
Nos dias atuais, a principal função da Torre Eiffel é o turismo. Por ela passam 6,9 milhões de turistas por ano, sendo o monumento mais visitado do mundo. Ela abriga vários restaurantes, museu, um pequeno apartamento situado no topo, que era usado por Eiffel, e outros atrativos que asseguram um passeio agradável aos visitantes. Mas o que mais fascina é a esplendorosa vista de 360 graus sobre a cidade de Paris.

Os 72 Nomes Gravados na Torre

Quando Gustave Eiffel inaugurou a Torre, ele prestou uma homenagem a setenta e dois cientistas, engenheiros e outros profissionais franceses notáveis, gravando os seus nomes nos quatro lados do colossal monumento metálico.
A lista, assim como a construção da própria Torre, jamais foi consenso entre os franceses, sendo fervorosamente criticada por excluir o nome de Sophie Germain, física e matemática francesa, que teve no seu trabalho sobre a teoria da elasticidade, uma contribuição essencial para a construção da torre. Muitos autores e biógrafos insistem em afirmar que a exclusão do seu nome deve-se ao simples fato de ser uma mulher, sendo vítima de um preconceito machista.
Com o passar dos anos e com as várias intervenções de pintura que a Torre sofreu, os nomes gravados foram, a partir do início do século XX, cobertos, desaparecendo totalmente. Coube à “Societé Nouvelle d’Exploitation de La Tour Eiffel”, restaurar as gravações entre 1986 e 1987, estando hoje visíveis ao público, sendo eles:



Nomes do Lado do Trocádero (Oeste da Torre – 18 nomes)
01. Seguin (Mecânico) 
02. Lalande (Astrônomo)
03. Tresca (Engenheiro e Mecânico)
04. Poncelet (Agrimensor)
05. Bresse (Matemático)
06. Lagrange (Agrimensor)
07. Belanger (Matemático)
08. Cuvier (Naturalista)
09. Laplace (Astrônomo)
10. Dulong (Física)
11. Chasles (Agrimensor)
12. Lavoisier (Químico)
13. Ampéres (Matemático e Físico)
14. Chevreul (Químico)
15. Flachat (Engenheiro)
16. Navier (Matemático)
17. Legendre (Agrimensor)
18. Chaptal (Engenheiro Agrônomo e Químico)

Nomes do Lado Grenelle (18 nomes)
19. Jamin (Físico)
20. Gay-Lussac (Químico)
21. Fizeau (Físico)
22. Schneider (Industrial)
23. Le Chatelier (Engenheiro)
24. Berthier (Mineralogista)
25. Barral (Engenheiro Agrônomo, Químico, Físico)
26. De Dion (Engenheiro)
27. Gouin (Engenheiro e Industrial) 
28. Jousselin (Engenheiro)
29. Broca (Cirurgião)
30. Becquerel (Física)
31. Coriolis (Matemático)
32. Cail (Industrial)
33. Triger (Engenheiro)
34. Giffard (Engenheiro)
35. Perrier (Geógrafo e Matemático)
36. Sturm (Matemático)

Nomes do Lado do Campo de Marte (18 nomes)

37. Cauchy (Matemático)
38. Blegrand (Engenheiro)
39. Regnault (Químico e Físico)
40. Fresnel (Físico)
41. De Prony (Engenheiro)
42. Vicat (Engenheiro)
43. Ebelmen (Químico)
44. Coulomb (Físico)
45. Poinsot (Matemático)
46. Foucault (Físico)
47. Delaunay (Astrônomo)
48. Morin (Matemático e Físico)
49. Haüy (Mineralogista)
50. Combes (Engenheiro e Metalúrgico)
51. Thenard (Químico)
52. Arago (Astrônomo e Físico)
53. Poisson (Matemático)
54. Monge (Agrimensor)

Nomes do Lado à Panorâmica de Paris (Leste da Torre – 18 nomes)

55. Petiet (Engenheiro)
56. Daguerre (Pintor e Físico)
57. Wurtz (Químico)
58. Le Verrier (Astrônomo)
59. Perdonnet (Engenheiro)
60. Delambre (Astrônomo)
61. Malus (Físico)
62. Breguet (Físico e Construtor)
63. Polanceau (Engenheiro)
64. Dumas (Químico)
65. Clapeyron (Engenheiro)
66. Borda (Matemático)
67. Fourier (Matemático)
68. Bichat (Anatomista e Fisiologista)
69. Sauvage (Mecânico)
70. Pelouze (Químico)
71. Carnot (Matemático)
72. Lame (Agrimensor)

A Torre Eiffel em Números

Possuindo três plataformas, a Torre Eiffel é uma estrutura metálica gigante, erguendo-se onipotente sobre o Campo de Marte, ao lado do rio Sena, sendo o maior mirante panorâmico de Paris.
Esta dimensão pode ser resumida pelos dados abaixo:

Altura Primitiva: 312 metros
Altura atual: 324 metros (com antena)
Fundações: Profundidade de 15 metros a norte e oeste. Cada um dos 4 pilares da torre é apoiado por alvenaria maciço.
Peso Total: 10.100 toneladas
Aço Estrutural: 7.300 toneladas
Peças de Aço: 18.038
Área da Primeira Plataforma: 4.415 m2
Área da Segunda Plataforma: 1.430 m2
Área da Terceira Plataforma: 250 m2
Altura da Primeira Plataforma: 57 metros
Altura da Segunda Plataforma: 115 metros
Altura da Terceira Plataforma: 276 metros
Degraus: 1.652 até o topo
Iluminação: 336 projetores (lâmpadas de sódio), com potência de 600 watts
Número de Lâmpadas Flicker: 20.000
Número Total de Rebites: 2.500.000
Pintura: 60 toneladas de tintas usadas a cada pintura
Freqüência das Pinturas: Total a cada 7 anos
Número de Elevadores: Do solo ao segundo piso, 5. Do segundo piso para o topo, 2 baterias duolifts
Velocidade dos Elevadores: 2 m/segundo
Velocidade e Capacidade dos Elevadores: Norte: 920 pessoas/hora. Leste: 650 pessoas/hora. Oeste: 650 pessoas/hora. Duolifts: 1.140 pessoas/hora. Jules Verne: 10 pessoas/subida. Pilar Sul: 50 pessoas ou 4 toneladas/subida.
Número de Trabalhadores da Torre: Serviços de Assistência Turística: 280 pessoas.Restaurantes: 240 pessoas. Lembranças: 50 pessoas. Diversos: 50 pessoas aproximadamente
Número Canais de TV Analógicos: 6
Número Canais de TNT livres: 18
Número Canais de TNT pagos: 30
Número Estações de Radio: 31
Número Escritórios:120
Tempo de Construção: 2 anos, 2 meses e 5 dias (1887-1889)
Data Conclusão Primeiro Piso: 1 de Abril de 1888
Data Conclusão Segundo Piso: 14 de Agosto de 1888
Data Conclusão Terceiro Piso: 31 de Março de 1889
Custo Total da Construção: 7.799.401,31 francos ouro (1889)

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